We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

pequenos piratas

by colectivo gira sol azul

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €8 EUR  or more

     

1.
hoje sonhei que estava num barco muito grande. eu tinha uma pala no olho, uma perna de pau e um gancho. éramos muitos e tínhamos uma palavra secreta que era só uma letra, era o pê de pirata, pê! todos tínhamos tarefas, fazíamos muitas coisas, mas só um pirata é que cozinhava. ao almoço comemos peixe cozido. e quando eu saí da mesa tropecei num prego, num prego do barco. entornei café em cima do mapa do tesouro. foi sem querer, mas o capitão disse-me: “vai já limpar o cocó de gaivota do convés!” e eu fui. depois veio uma tempestade e eu subi ao mastro para fechar as velas. quando cheguei lá em cima bati com a cabeça numa nuvem gorda, mas não doeu. depois à noite fizémos uma festa e comemos polvo assado. no fim dançámos um bocadinho, mas só um bocadinho, porque os piratas dizem que não gostam de dançar assim tanto. quando eram pequenos o capitão disse-lhes: “dançar é só para as princesas, nós só dançamos um bocado.” mas quando ninguém está a ver, os piratas dançam muito e andam muito à roda. até cairem no chão.
2.
ei-ho! ei-ho! sobe a bordo não temas o mar bem-vindo à nau, vem velejar. coragem ao peito, olhar ao destino anda ver as ondas rasgar. de vento em popa vou navegar todos comigo sigo a cantar. espada à cinta sem medo sair tudo é novo, tudo reluz. de vento em popa vou navegar todos comigo sigo a dançar. tempestades, uma ilha só minha jóias, moedas, tesouros. somos piratas, não é a brincar amigos de água salgada e sol desejo de ao fim do mundo ir e voltar vamos já bandeira içar. de vento em popa vou navegar todos comigo sigo a cantar. espada à cinta sem medo sair tudo é novo, tudo reluz. de vento em popa vou navegar todos comigo sigo a dançar. tempestades, uma ilha só minha jóias, moedas, tesouros. ei-ho! ei-ho!
3.
remar, remar 03:38
ei-ho ie-ho iacata iacata ho ei-ho ei-ho iacataca ei-ho respirar fundo cantar remar mil gaivotas bailam no ar remar, remar contra a maré de manhã cedo falo café novos ventos força marujo lava os dentes limpa os pentes remar, remar contra a maré ao fim do dia no meu cabriolé sem descanso sobre as marés passa o mundo sob os meus pés ei-ho ie-ho iacata iacata ho ei-ho ei-ho iacataca ei-ho
4.
5.
6.
motim 02:13
'esta gente cujo rosto às vezes luminoso e outras vezes tosco ora me lembra escravos ora me lembra reis faz renascer meu gosto de luta e de combate contra o abutre e a cobra o porco e o milhafre' (sophia de mello breyner)
7.
doce canto doce pranto bela sereia lança a teia cerca o meu espaço rouba o meu abraço não, nao me fiques a olhar com esse ar de ovelha do mar espuma da barba e pantufas de coral afasta de mim a tua ginga de sereia eu sou marujo forte resisto à tentação mantenho sempre viva a minha revolução re-vo-lu-ção tudo o que eu preciso é das minhas mãos do ar que respiro do invisível pra comer de'um trapo visto-me pirata de um naco, de um caco faço moedas de prata rochedos à vista sereias me mordam se não é engano engodo isco, ficção queres vender-me o teu peixe coisas sem uso rocas sem fuso belas telas farpelas miragem de janelas mas eu estou desperta, sereia o teu plástico cor-de-rosa não me tenta não me cheira peluches da tv e histórias de terceira música de hipnotizar serpentes de trazer por casa o teu negócio de encantar vive do vício entranhar úúú cuidado companheiro vê o que eu faço tapo os ouvidos traço um caminho disparo um canhão afino as velas navego as águas e quando páro em terra é para abastecer dançar no baile chapinhar na lama dormir à sombra da fama
8.
tempestade 02:24
9.
peixofonia 04:02
10.
11.

about

Edição discográfica do repertório original criado para o espectáculo Pequenos Piratas -encomenda e co-produção da Casa da Música ao Colectivo Gira Sol Azul que estreou em Junho de 2016.

A bordo da nau dos Pequenos Piratas ninguém teme o mar: do peito rompe coragem e o olhar persegue o horizonte. Nesta epopeia não faltam água salgada e sol, peixes e sereias, tempestades, tesouros! É a grande aventura de ir ao fim do mundo e voltar.
E foi também mais ou menos assim que no ano da viragem do século XX para o XXI, Ana Bento e Bruno Pinto partiram da marina do Rio de Janeiro a bordo do veleiro Barconauta rumo ao porto de Aveiro: lavraram a costa brasileira até Natal, atravessaram o atlântico até Cabo Verde, tiveram que fazer um desvio com passagem pela Mauritânia, Canárias e Ilha da Madeira, e assim passaram quase três meses nesta viagem épica que serviu de inspiração ao espetáculo Pequenos Piratas.

O rock é sem dúvida o fio condutor de todo o trabalho e o estilo que sobressai na fusão das múltiplas influências musicais. Pequenos Piratas é um concerto encenado, pensado para a infância e para desafiar e espicaçar as suas capacidades e inteligências de ouvir e consumir aquilo que nem sempre é óbvio mas sabe bem e faz ainda melhor.

credits

released September 16, 2016

Ana Bento | direcção musical e artística
Bruno Pinto e Ana Bento | composição musical
Patrick Murys | consultoria artística

Colectivo Gira Sol Azul | interpretação
Ricardo Augusto | voz e acordeão
Ana Bento | baixo, xilofone, voz e sonoplastia
Joaquim Rodrigues | teclados
Bruno Pinto | guitarra
Miguel Rodrigues | bateria

Patrícia Costa (aka DonaPata) | cenografia e figurinos
Paulo Correia e Ricardo Correia | concepção de sombras e transparências em retroprojector

license

all rights reserved

tags

about

colectivo gira sol azul Portugal

contact / help

Contact colectivo gira sol azul

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like colectivo gira sol azul, you may also like: